International Jazz Day

Dia Internacional do Jazz 2022

30 de Abril #DiaDoJazz

Criado em 2011 pela UNESCO, por iniciativa da lenda do jazz Herbie Hancock, o  pretende destacar a contribuição do jazz na promoção da paz, unindo pessoas e fomentando a cooperação em todo o mundo.

Na sequência do sucesso do dia do Jazz da Bienal de Luanda em 2021, a edição deste ano terá duas dimensões principais: uma regional com o envolvimento dos países da África Central e uma nacional, a ter lugar em Angola.

Na África Central, as celebrações do Dia do Jazz serão coordenadas pelo gabinete da UNESCO em Yaounde, envolvendo a maioria dos países da África Central com mesas redondas virtuais e debates sobre os valores do jazz e da rumba congolesa, concertos, e actividades culturais, e serão transmitidas por canais de televisão nacionais. 

Jazz Day_felipe_mukenga_platinaline

Em contrapartida, de 29 de Abril a 1 de Maio, Luanda será o centro dos concertos, exposições e eventos, realizado no Museu Nacional de História Militar, organizado pelos parceiros da Bienal e com a participação de artistas angolanos e internacionais. As celebrações do Dia do Jazz serão fusionadas com a , que dará aos jovens músicos e artistas africanos e da diáspora a oportunidade de actuarem e aprenderem uns com os outros. ResiliArt Angola faz parte do movimento global da UNESCO de apoio ao sector das indústrias criativas para superar os desafios da COVID-19.

Jazz Day
Embaixada da Bélgica em Angola – “Ressonância” Concerto de Nicolas Kummert Trio

Organizado pela Embaixada da Bélgica em Angola e o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola no âmbito do Mês da Francofonia e do Dia Internacional do Jazz 2022



 

Trio Nicolas Kummert
A Aliança Francesa de Luanda - Concerto Rumba pela Paz por Héritier Watanabe

Héritier Watanabe é um artista da República Democrática do Congo. Ele fez da Rumba Congolesa a sua especialidade. Este concerto do seu último álbum "Mi-ange mi-démon" é apresentado em Angola para celebrar os 20 anos de paz no país, como símbolo da cultura de paz e para celebrar a integração da Rumba Congolesa como património imaterial.

Apoiado pela Aliança Francesa de Luanda no âmbito do Dia Internacional do Jazz, o concerto terá lugar na sexta-feira 1 de Abril e no domingo 3 de Abril de 2022, no Cine Atlântico, em Luanda, Angola.

Héritier Watanabe