Flag argentina

ARGENTINA - PAVILION

Como parte do Festival das Culturas da Bienal de Luanda 2021, descubra o conteúdo cultural proposto pela Argentina!

A Embaixada da República Argentina em Angola convida a todos para visitar seu pavilhão virtual sobre afrodescendentes e cultura afro na Argentina, cultura de paz e patrimônio da UNESCO

Aproveite sua visita!

Buenos Aires

Mulheres Afro e Diversidade. Depoimentos sobre Reconhecimento

No âmbito da Década Internacional dos Povos de Ascendência Africana (ONU 2015-2024), cujo tema é "Afro-descendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento" e em comemoração ao Dia das Mulheres Afro-Latino-americanas, Afro-Caribenhas e Diásporas, foi produzida uma peça audiovisual intitulada "Mulheres Afro e Diversidade", na qual são apresentadas as vozes e testemunhos das mulheres e da diversidade afro na Argentina.

Sou assim - Mulher Afro

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher Afrodescendente (25 de julho), o Ministério da Cultura da Argentina criou o Así soy, mujer afro: uma vídeo-dança para divulgar e reconhecer as lutas das mulheres afro e refletir sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva que valoriza a diversidade como uma contribuição à cultura nacional. Foi realizada através de uma experiência de laboratório artístico, com a participação de dançarinas, músicos e do Coletivo Kulily Afrofeminist Women's Artistic Collective. A conexão entre dança, música e vídeo foi gerada a partir da busca interna de cada artista, com uma estética que prioriza o sutil e harmonioso, para transmitir o conflito, a dor das mulheres afrodescendentes, que foram e são vítimas de estereótipos e pensamentos segregacionistas da cultura hegemônica atual. Este reconhecimento individual dá lugar ao encontro com outras mulheres, e a unidade começa a ser percebida na solidariedade e na força para lutar e trabalhar pela construção daquela desejada sociedade inclusiva que valoriza a diversidade de seus membros.

 

Exposição - ReVeladas

ReVeladas" surge de um processo de busca, auto-afirmação e construção de identidade. Durante três anos, a fotógrafa afro-descendente Mar Díaz dedicou-se a capturar com suas lentes os rostos das mulheres negras / afro-descendentes na Argentina.

Através de uma história visual poética, ela revela e afirma estes rostos, resignificando sua ancestralidade, sua história, sua pele e suas raízes. Identidade, gênero e história testemunham esta história visual que rompe o silêncio e levanta as vozes das mulheres negras que habitam este território.

ReVeladas é uma declaração política e histórica de resistência de corpos negros que revelam, afirmam e articulam uma consciência coletiva e reivindicam sua identidade como mulheres negras. O trabalho interroga estruturas, mitos, discursos e silêncios que têm acompanhado a história argentina e a identidade nacional. Os retratos são articulados para dar visibilidade à etnia negra e nos confrontar com o reflexo de quem somos.

É o espelho de um grito silencioso.

ReVeladas

Música da Afrodescendencia e Cultura Afro na Argentina

Guitarist

Jikele Maweni - Miriam Makeba (Cover Manu Ntaka & Boehmi)

Emanuel Ntaka e Rodrigo Gonzalez dão vida à BOEHMI, uma fusão de técnicas que carregam sua própria expressão e interpretação. São dois sons que trazem consigo influências, idéias e origens diversas de gêneros de raízes ancestrais, como a música afro e o flamenco, que então coexistem, deixando para trás algo específico e pontual para se tornarem um entrelaçamento cultural.

Graciano 4 Cuarteto // Mandinga

"O tango tem sua "mãe" na Milonga, música de raízes africanas que chegou ao Rio de La Plata junto com os escravos embarcados para o porto de Buenos Aires" (Julian Graciano)

 

Descobrir o patrimônio natural e cultural da Argentina

Cerro Fitz Roy
pepeleta

Disclaimer

The ideas and opinions expressed on this page are those of the Member State; they do not necessarily represent the views of UNESCO and the Organization hereby declines all liability. The designation employed and the presentation of material throughout the National Pavilion or this webpage do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Organization, concerning the legal status of any country, territory, city or area of its authorities, or concerning its frontiers or boundaries.