NAMIBIA - PAVILHÃO
Como parte do Festival das Culturas da Bienal de Luanda de 2021, descubra o conteúdo cultural proposto pela Namíbia!
Desfrute sua visita!
Lançamento do Museu Virtual de Moda da Namíbia
O passado, o presente e o futuro da moda da Namíbia foram e continuam a transição de técnicas de manufatura, que ainda não foi bem documentada, para destacar a vasta diversidade cultural e criativa do país e seu potencial comercial.
Para ativar um banco de conhecimento sobre roupas e a moda namibianas, a Associação de Museus da Namíbia (Museums Association of Namibia – MAN), com o apoio da UNESCO, lançou, em agosto de 2021, o Museu de Moda da Namíbia – o primeiro museu virtual do gênero no país – para ajudar a expandir a coleção de imagens e objetos do museu como guardião do patrimônio cultural.

Atualmente, o MAN está trabalhando em parceria com o Museu Nacional da Namíbia (National Museum of Namibia – NMN) e com a Universidade da Namíbia (UNAM) em um projeto financiado pela Fundação Gerda Henkel. Esse projeto colaborativo busca desvendar o potencial curativo e criativo dos acervos coloniais namibianos do Museu Etnológico (Ethnologisches Museum – EM) dm Berlim, na Alemanha, e do Acervo Etnográfico no Museu Nacional da Namíbia, em Windhoek. Ele reconecta os acervos entre si e com a herança de comunidades, pesquisadores e artistas da Namíbia.
A ideia do Museu Virtual de Moda da Namíbia é resultado de uma das recomendações dos debates online da ResiliArt Namibia, organizados em 2020 pela UNESCO. Esses debates foram organizados como avaliações rápidas da pandemia da COVID-19, sob o tema: “O impacto da COVID-19 nas Indústrias Culturais e Criativas da Namíbia”. Diferentes atores das indústrias culturais e criativas se reuniram para compartilhar suas experiências sobre o impacto da pandemia no setor e encontrar maneiras de cultivar e manter a resiliência.

Semana do Patrimônio Namibiano de 2020 | Documentário da NBC
O documentário foi filmado pela Namibian Broadcasting Corporation (NBC) para a Semana do Patrimônio Namibiano de 2020 e discute a importância do patrimônio e da cultura em relação ao turismo, à sustentabilidade e ao impacto da pandemia da COVID-19 no setor.
O documentário apresenta profissionais do setor que trabalham na Associação de Museus da Namíbia (MAN), no Museu Nacional da Namíbia, na Universidade de Ciência e Tecnologia da Namíbia (Namibia University of Science and Technology – NUST), na UNESCO, no Ministério da Educação, Arte e Cultura, no Museu Nacional de Ciências da Terra (National Earth Sciences Museum – NESM) e no Museu Owela, além de artistas, curadores e profissionais do patrimônio e da cultura.
O artista criativo namibiano e participante da edição de 2019 da Bienal de Luanda, Ndasuunye “Papa” Shikongeni nos conta sobre sua trajetória artística e sobre o papel que os artistas exercem na cultura de paz.
"Nós não podemos viver sem arte e sem cultura, porque esse é o nosso ritmo."

Reforçar a inovação regional e internacional para fazer avançar a implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança
Num esforço para reforçar a inovação regional e internacional para avançar na implementação da Agenda de Mulheres, Paz e Segurança, a República da Namíbia como iniciadora da Resolução 1325 (2000) do CSNU e parte interessada internacional e regional activa, propôs a criação de um Centro Internacional de Mulheres para a Paz (IWPC) durante a 3ª Reunião da Rede de Pontos Focais Mulheres, Paz e Segurança que teve lugar em Windhoek de 10-11 de Abril de 2019.
O Centro Internacional para a Paz das Mulheres da Namíbia foi lançado em nome do Presidente Dr. Hage Geingob pelo Vice-Presidente da República da Namíbia, Dr. Nangolo Mbumba, no sábado, 31 de Outubro de 2020, no 20º aniversário da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que foi adoptada por unanimidade pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 31 de Outubro de 2000, durante a Presidência da Namíbia do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Centro de Paz pretende tornar-se um instituto de excelência para uma maior mediação, elaboração inclusiva da paz e prevenção de conflitos para apoiar e assegurar que as contribuições das mulheres na Namíbia, África Austral, África e globalmente, para fazer avançar as mulheres, apresentando mais de metade da população global, tenham a influência adequada para contribuir para o destino da humanidade. As três principais funções do IWPC são a advocacia da mulher, paz e segurança, trabalho em rede e construção de carcerias e formação-construção de capacidades.
Disclaimer
The ideas and opinions expressed on this page are those of the Member State; they do not necessarily represent the views of UNESCO and the Organization hereby declines all liability. The designation employed and the presentation of material throughout the National Pavilion or this webpage do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the Organization, concerning the legal status of any country, territory, city or area of its authorities, or concerning its frontiers or boundaries.